quarta-feira, 25 de junho de 2008

Entrevista com Tiago Dória

A Entrevista a seguir foi feita com o Jornalista Tiago Dória. Tiago é um blogueiro de destaque e respondeu as perguntas do Podcast.
Para acessar o blog de Tiago Dória clique aqui.
Podcast:Desde 2003 você oferece, através do seu blog, "doses diárias de cultura web, tecnologia e mídia". Ao longo desses cinco anos, a internet vem sofrendo mudanças profundas. Como foi para você acompanhar essas mudanças?

Tiago:
Acredito que eu acompanhei essas mudanças de um ponto privilegiado, de dentro da blogosfera e ligado a uma grande empresa de internet. Acredito que é apenas o começo, ainda estamos engatinhando na web. Comparada com a TV e o rádio, a web ainda é um meio muito novo. Todos nós - empresas, usuários, jornalistas - ainda estamos aprendendo.
Podcast:Segundo dados, cerca de setenta mil novos blogs são cadastrados diariamente. No Brasil, aproximadamente, 9 milhões de brasileiros lêem blogs. Como você vê essa "revolução"?
Tiago:Eu acho ótimo a abertura que os blogs dão para as pessoas poderem publicar conteúdo na rede. Ter relevância e ser ouvido no meio de tanta vozes é outra coisa. Mas o fato de existir essa abertura é bem significativo. O que acho ruim no Brasil é que os blogs ainda estão muito focados em nichos profissionais - jornalistas, política e pessoas ligadas à área de tecnologia. Mas a tendência é esse cenário mudar. Aliás já está mudando.A graça dos blogs é justamente essa. Ser uma ferramenta, um tipo de mídia, aberta a qualquer um - É só montar um blog e sair escrevendo. É uma ferramenta com acesso aberto, portanto celebridades, políticos, jornalistas, músicos, padeiros, taxistas, poetas, enfim todo mundo poder ter blog. O perigo dessa "revolução" existe quando a chamada blogosfera se torna um círculo fechado, com as mesmas pessoas falando das mesmas coisas.
Podcast:Alguns teóricos que se propuseram a estudar a internet atribuem aos blogs a categoria de novos espaços de discussão e debate da sociedade. Você, realmente, acha que os blogs possuem uma importância com essa magnitude?

Tiago:
Acredito que ainda exista muita idealização sobre o uso da ferramenta blog. Como se ter um blog, por si só, fosse atestado de competência. Blog é como uma caneta big. Tudo depende do que você vai fazer com ela. Tirando o hype, acredito que a importância está em trazer uma linguagem mais direta e aproximar criador do consumidor de conteúdo, além de realizar uma comunicação de duas vias, por meio da caixa de comentários.
Podcast:Como você foi convidado para ser blogueiro oficial da Pop!tech? Seu blog ajudou nisso?

Tiago:Fui convidado pela equipe da organização da Pop!Tech. Quase que eu não participo como blogueiro. E sim, o blog foi essencial para a escolha. Fui o único blog em português convidado a ser blogueiro oficial.
Podcast:Todo blogueiro possui suas fontes e sites de onde extrai o conteúdo para postagens. No seu caso, as informações que você posta no seu blog são muito diversificadas e imediatas, onde você procura o conteúdo para seus posts?

Tiago:Varia muito. Eu procuro sempre fazer uma navegação incerta, vou clicando nos links e chego a vários lugares, mas sempre estou de olho no blog LostRemote, no Technorati e no agregador de notícias IWantMedia. Além disso, muitas notícias chegam via leitores.
Podcast:Atualmente, muitos blogueiros vivem com a renda gerada de seus próprios blogs. Você acha que o blog é um "bom negócio"?
Tiago:Acredito que ninguém vive de blogs. As pessoas vivem é de produzir e editar conteúdo. Blog é apenas a ferramenta. As pessoas são pagas para produzir conteúdo.Neste sentido, acredito que o blog seja uma boa ferramenta para você publicar o seu conteúdo, as suas opiniões e idéias na rede.
Podcast:Recentemente, você foi convidado para o I Encontro de Blogueiros Brasileiros com a Google Brasil. Como foi participar do evento? O que foi tratado entre blogueiros e a google?

Tiago:Gostei bastante. A Google é uma empresa muito próxima de seus clientes/usuários. Conforme eu comentei num post, existe uma sintonia muito grande entre a empresa e seus usuários, algo que é raro. As referências, as idéias, até o jeito de se expressar são muito parecidos. O tratamento foi bem interessante. Para mim, eles se mostraram bem sinceros.
Podcast:Para concluir, queremos saber: Hoje, qual a importância de seu blog na sua vida?

Tiago:Graças ao blog, eu tenho um espaço para dar minhas opiniões e um canal para conhecer pessoas interessantes. Aliás, desde 2003 eu conheci muita gente interessante por causa do blog.Enfim, ele tem uma importância muito grande, acho que nunca vou parar de blogar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Depois que descobri o blog do Tiago Dória fiquei mais informado sobre as novas ferramentas de internet.

Lígia disse...

iiiiih, que perigo! Já já o Rodolfo aparece com mais um derivado do Twitter! =D

Lay disse...

uahsuhasuahsuahsauhsauhsauhsauhsauhsauhsaushashaus

O Tiago tbm é um internauta integrado, pense!

Anônimo disse...

Confesso que é a primeira vez que entro nesse blog ['perdoe minha ignorância']tá, plágio não dá cadeia nesse país..haha
Gostei das perguntas e das tentativas 'comédia' de vcs inserirem humor nas perguntas..haha

Como sempre os dois se saíram super bem, escorregadios em determinados pontos, mais incisivos e contudentes em outras, sempre deixando sua marca individual...

Bacana a iniciativa.....

ps: tem que criar conta pra postar aqui? putz...depois eu faço isso..

Sam

Anônimo disse...

caramba..eu escrevi 'mais'..quis dizer 'mas'

[literalmente, perdoe minha ignorância]

haha

Sam